{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/tilt/amp-stories/starlink-tudo-sobre-a-rede-de-satelites-da-spacex/" }, "headline": "Starlink: tudo sobre a rede de satélites da SpaceX", "description": "Conheça a rede de minissatélites de telecomunicações criada pela SpaceX, empresa de tecnologia espacial de Elon Musk. O objetivo é criar um sistema global com internet mais barata e veloz que chegue até os cantos mais remotos do planeta.", "image": [ "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fconteudo.imguol.com.br%2Fc%2F_layout%2Fv3%2FlogoUOL2021%2Fdefault-share%2Ftilt.png" ], "datePublished": "2020-06-22T04:00:00-03:00", "dateModified": "2020-07-15T22:25:54-03:00", "author": { "url": "", "@type": "Organization", "name": "UOL" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "UOL", "url": "/", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fconteudo.imguol.com.br%2Fc%2F_layout%2Fv3%2FlogoUOL2021%2Famp-stories%2Ftilt-black.png", "width": "82px", "height": "33px" } } }body{-webkit-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;-moz-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;-ms-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both}@-webkit-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-moz-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-ms-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-o-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}body{-webkit-animation:none;-moz-animation:none;-ms-animation:none;animation:none} 463o2c

Starlink: tudo sobre a rede de satélites da SpaceX 61257

SpaceX

O que é a Starlink? 585o3x

É uma rede de minissatélites de telecomunicações criada pela SpaceX, empresa de tecnologia espacial de Elon Musk. O objetivo é criar um sistema global com internet mais barata e veloz que chegue até os cantos mais remotos do planeta.
Divulgação/SpaceX

Quantos satélites já estão em órbita? 1e266j

Até o final de junho de 2020, a Starlink somará mais de 500 satélites orbitando a Terra. Eles são lançados em lotes de 60, uma ou duas vezes ao mês. O plano de Musk é construir uma constelação de pelo menos 12 mil satélites, que pode chegar a 42 mil.
Divulgação/SpaceX

Esta internet já está funcionando? 3w3p55

Não. Por enquanto, os satélites estão inativos, em fases de testes. Se tudo sair como o planejado, a Starlink poderá enviar sinal no final de 2020, inicialmente no Canadá e norte dos EUA. Em 2021, a rede deve ser expandida para todo o mundo.
Divulgação/Instagram @wel.penilha

Qual o tamanho dos minissatélites? 82l3q

Cada um pesa cerca de 250 kg e tem tamanho parecido com o de uma mesa de jantar. Eles são lançados pelo foguete Falcon 9 na base de Cabo Canaveral, nos EUA. É o mesmo foguete que levou astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional.
Divulgação/SpaceX

Dá para enxergar daqui da Terra? 41n64

Os satélites só podem ser vistos a olho nu nos dias seguintes ao lançamento, quando estão juntos e em órbita mais baixa. Depois se separam e sobem para a altitude operacional (cerca de 550 km). Aí só é possível vê-los com telescópio.
Divulgação/Egon Filter via Nasa

Como ver a Starlink? 2x362u

Em uma noite escura e limpa, parece um trenzinho luminoso de estrelas se mexendo. Dá para seguir a trajetória por calculadoras astronômicas online e aplicativos, que informam os horários exatos das próximas agens de acordo com nossa localização.
Divulgação/SpaceX

Por que astrônomos são contra a Starlink? 5t5op

Os satélites não emitem luz própria e refletem o Sol em sua estrutura. Isso afeta as observações do espaço. Para achar uma solução, em órbita estão em testes um "dark sat" coberto de preto, e outro com um visor que bloqueia o brilho.
Divulgação/app Night Sky

O que acontece quando os satélites quebram? 1l1ag

Como a órbita deles é relativamente baixa, eles são puxados pela gravidade da Terra quando são desativados. E queimam totalmente em sua reentrada na atmosfera --então não viram lixo espacial quando "morrem".
Divulgação/SpaceX

Elon Musk vai dar Internet de graça? u2m3k

Não. Mas o valor do serviço ainda é um mistério. Especialistas acreditam que, nos Estados Unidos, a mensalidade será de cerca de US$ 80 (um preço normal de banda larga por lá).
Divulgação/SpaceX

Como conseguiremos nos conectar à rede? 2xp6k

O do serviço precisará instalar um receptor, do tamanho de uma caixa de pizza, com antenas voltadas para o céu.
Publicado em 22 de junho de 2020.
Texto: Marcella Duarte
Edição: Márcio Padrão