Tire suas dúvidas sobre a novela da bateria explosiva do Galaxy Note 7

A bateria de íon-lítio é uma mão na roda para dispositivos móveis atualmente por ser leve e com grande capacidade de energia, mas quando funciona mal causa problemas. A Samsung é a vítima da vez, já que uma falha na fabricação das baterias do recém-lançado Galaxy Note 7 está causando uma série de explosões e incêndios.
Dois especialistas ouvidos pelo UOL Tecnologia analisaram o caso: a pesquisadora Maria de Fátima Rosolem, da área de Sistemas de Energia do qD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia elétrica e de computação do Instituto Mauá de Tecnologia.
Com as respostas deles e as informações disponíveis até agora, entenda algumas das questões envolvendo o problema do Note 7.
-
Como começou o caso?
O Galaxy Note 7 foi anunciado globalmente no dia 2 de agosto deste ano. Três semanas depois, no dia 24, surgiu na rede social Baidu o primeiro relato de um Note 7 ter explodido enquanto carregava. No dia 31, um caso idêntico foi noticiado na Coreia do Sul. No dia 2 de setembro, a Samsung itiu oficialmente o problema com um comunicado que citava até então ao menos 35 casos em todo o mundo.