Como o smartphone 'sequestra' seu cérebro e o deixa preguiçoso e desatento

É chegar uma notificação no seu celular para o seu cérebro começar a se assanhar. Isso nem sempre quer dizer que o aparelhinho é capaz de ampliar suas faculdades mentais e deixar seu raciocínio mais afiado, sua memória mais potente ou sua concentração mais aguçada.
Psicólogos e neurocientistas que estudam o assunto não encontraram uma resposta definitiva sobre os efeitos do celular e de outros dispositivos do mundo tecnológico sobre o cérebro, mas já têm dados que chamam a atenção. O volume gigantesco de estímulos produzidos por gadgets está relacionado com deterioração da memória, dificuldade de peneirar informações inúteis, aumento nas taxas de ansiedade e estresse e até num desperdício de capacidade cerebral.
VEJA TAMBÉM:
- O Google está nos deixando mais burros? Neurocientista responde
- Imortal? Empresa quer guardar o seu cérebro e fazer backup da mente
- Robô vai flagrar se máquina inteligente é 'preconceituosa' ou enviesada
Esses efeitos não estão tão longe de você. Levante a mão quem nunca fez isso: pausou Netflix para responder WhatsApp; não voltou ao vídeo porque foi ver comentários a uma foto no Instagram; e, antes de ler tudo, já estava abrindo o Facebook para ver a nova polêmica no textão de um amigo.
Em termos de sequestrar sua atenção, smartphones, computadores e aplicativos são craques, mas não inventaram a roda. Apenas maximizaram um sem número de truques para você não largar deles. E, é claro, seu cérebro cai em várias armadilhas.
Ciclo vicioso do prazer
“Quando você recebe notificações e alertas, seja no computador ou no telefone, você cria uma resposta condicionada para reagir automaticamente a eles. Você pode dizer que isso está afetando 'seu cérebro' ao criar o hábito de um gatilho neurológico”, conta ao UOL Tecnologia a psicologista norte-americana Susan Weinschenk, consultora em neuropsicologia e autora do livro “Neuro Web Design – What Makes Them Click">var Collection = { "path" : "commons.uol.com.br/monaco/export/api.uol.com.br/collection/tilt/ultimas/data.json", "channel" : "tilt", "central" : "tilt", "titulo" : "Tilt", "search" : {"tags":"13703"} };