{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/universa/amp-stories/lgbtqi-entenda-as-letras/" }, "headline": "Entenda o que significa cada uma das letras desta bandeira de luta", "description": "Do GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) ao LGBTQI+, a sigla evoluiu, cresceu e ou a representar muita gente. Conheça o significado de cada letra da sigla.", "image": [ "https://image.staticox.com/?url=http%3A%2F%2Fconteudo.imguol.com.br%2Fc%2Fentretenimento%2F2b%2F2020%2F06%2F19%2Flgbt-beautiful-postcard-with-a-rainbow-flag-top-view-close-up-1592605075265_v2_900x675.jpg" ], "datePublished": "2020-06-20T04:00:00-03:00", "dateModified": "2020-07-13T11:28:03-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Elisa Soupin" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "UOL", "url": "/", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fconteudo.imguol.com.br%2Fc%2F_layout%2Fv3%2FlogoUOL2021%2Famp-stories%2Funiversa-black.png", "width": "156px", "height": "20px" } } }body{-webkit-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;-moz-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;-ms-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both}@-webkit-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-moz-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-ms-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@-o-keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}@keyframes -amp-start{from{visibility:hidden}to{visibility:visible}}body{-webkit-animation:none;-moz-animation:none;-ms-animation:none;animation:none} 1s4q4g

LGBTQI+

Entenda o que significa cada uma das letras desta bandeira de luta f634n

Por Elisa Soupin

Do GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) ao LGBTQI+, a sigla evoluiu, cresceu e ou a representar muita gente. Tem gente que diz que é difícil entender. Então explicamos aqui o significado de cada uma das letras. "Todas as vezes que fazemos tentativas de encaixar, enquadrar e resumir identidades, corremos o risco de ser injustos. A gente vai agregando ao longo da história, mas não consegue abarcar todas as subjetividades", ressalva a professora Bruna Irineu, da UFMT e presidente da ABEH.
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Lésbicas 4b1z6l

Lésbicas são mulheres, cis ou transgênero, que se sentem atraídas afetiva e sexualmente por outras mulheres, sejam elas, novamente, cis ou trans.
Getty Images
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Gays 3b5e3m

Gays são pessoas do gênero masculino, que podem ser cis ou trans, que têm desejos, relacionamentos amorosos e afetivos e sexuais com outras pessoas do gênero masculino.
Getty Images
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Bissexuais 3566e

Bissexuais são pessoas que se relacionam afetiva e sexualmente com homens e mulheres (inclusive homens e mulheres transgênero, que também podem ser bissexuais).
Getty Images
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Transexuais 4g1626

Este é um conceito relacionado à identidade de gênero e não à sexualidade. Pessoas transexuais rompem com correspondência sexo/gênero. "A transexualidade refere-se ao sujeito que possui uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento", diz o Manual de Comunicação LGBT. Então, quem nasce com pênis mas se identifica socialmente como mulher, ou vice-versa, é transexual.
Getty Images

Travestis 1bn12

As travestis vivenciam papéis de gênero feminino mas não se reconhecem como homens ou como mulheres, mas como membros de um terceiro gênero ou de um não-gênero. Importante: sempre se refira a elas como AS travestis. O uso do pronome masculino é considerado ofensivo. "É hoje uma categoria de identidade utilizada com grande força política para romper com processos que envolvem a estigmatização dessa população", diz Bruna.
Getty Images
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Queer 5j1t11

Esse termo é mais amplo e chega ao Brasil pelos estudos que ficaram conhecidos como Teoria Queer. "O Queer significa esquisito na língua inglesa, como um insulto semelhante ao que muitas LGBTQIA+ já ouviram: "sapatona", "veado" ou "traveco". Assim, Queer envolve sujeitos que não correspondem à heteronormatividade, seja pela sua orientação sexual, identidade de gênero, atração emocional ou pela sua expressão de gênero", explica Bruna.
Getty Images
Sviatlana Barchan/Getty Images/iStockphoto

Intersexualidade 486i49

A intersexualidade descreve pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual e/ou um padrão de cromossomos que não pode ser classificado como sendo tipicamente masculino ou feminino. Segundo o Manual de Comunicação LGBTI, ainda é comum a prescrição de terapia hormonal e a realização de cirurgia, que são destinadas a adequar a aparência e a funcionalidade da genitália, muitas vezes antes dos 2 anos de idade --definição muitas vezes rejeitada na vida adulta.
Getty Images

Mais + p4r1s

O mais é uma referência ao acolhimento a outras manifestações da sexualidade; a seguir, algumas delas
nito100/Getty Images/iStockphoto

Assexual 374c27

Os assexuais são aqueles indivíduo que não sentem atração sexual, seja pelo sexo oposto ou mesmo sexo. O que não significa que assexuais não possam desenvolver sentimentos amorosos e afetivos por outras pessoas.
Getty Images

Pansexuais 4g676a

A pansexualidade é uma orientação sexual, assim como a hetero ou a homossexualidade, que rejeita a noção de dois gêneros e até de orientação sexual específica. O prefixo pan vem do grego e se traduz como "tudo", o que significa que as pessoas pansexuais podem desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico.
Getty Images

Não-binários 5w5b2r

São as pessoas que não se sentem em conformidade com o sistema binário homem/mulher. Esse grupo de pessoas abarca a androgenia, a neutralidade de gênero e as identidades que se definem para além ou sem qualquer referência ao sistema binário de gênero (homem/mulher).
Getty Images

Crossdressers 2v5c5k

Crossdresser é um termo recente, usado para se referir a homens heterossexuais que não são transexuais, mas, apesar de vivenciarem diferentes papéis de gênero, sentem prazer ao se vestirem como mulheres e sentem-se pertencentes ao gênero que lhes foi atribuído ao nascimento e não se consideram travestis.
Getty Images
Publicado em 20 de junho de 2020.
Fontes: Manual de Comunicação LGBTI (www.grupodignidade.org.br) Orientações sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos (www.diversidadesexual.com.br) Agradecimentos especiais às professoras Bruna Irineu, da UFMT, e Jaqueline Jesus, pesquisadora transfeminista

Veja Também 6y5w3r