Mistura de café com óleo de coco não ajuda a queimar gordura; entenda

A combinação que leva café e óleo de coco como pré-treino ganhou as redes sociais e virou a queridinha de algumas famosas, como Yasmin Brunet e Fernanda Souza, que já usaram a mistura. A justificativa da adoração está na promessa de efeitos termogênicos, que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura quando associado à prática de exercícios físicos.
Assim como outras tendências que viraram mania por aqui, a receita veio dos Estados Unidos. Lá o nome é bulletproof coffee (café a prova de balas, em tradução livre do inglês) e leva manteiga. No Brasil, o que disseminou foi o uso com uma a duas colheres (sobremesa) de óleo de coco dissolvidas em 200 ml de café.
Mas será que funciona?
De acordo com a nutricionista funcional Bruna Vilela, os efeitos da cafeína --substância encontrada no café-- como estimuladora do sistema nervoso central já são conhecidos e comprovados. Portanto, o consumo do cafezinho possibilita, sim, maior estado de alerta e pode melhorar o desempenho em exercícios de força.
"Já o óleo de coco, por ser um TCM (triglicerídeo de cadeia média), metaboliza mais rápido e causa sensação de saciedade, inibindo a fome. Mas não funciona para todo mundo. É necessário adequar a dieta conforme as necessidades de cada um", explica Bruna, que já teve entre seus clientes Fernanda Souza e Thiaguinho.