8 táticas para você queimar mais calorias no treino e também no dia a dia

Se o seu objetivo é perder peso, saiba que ainda não descobriram saída mais eficiente para isso do que a dupla “dieta equilibrada e atividade física”. Algumas táticas, no entanto, podem fazer seu corpo queimar mais calorias e dar um empurrãozinho para facilitar seu objetivo.
A seguir, reunimos pesquisas e dicas de especialistas que vão ajudar a aumentar a sua disposição para malhar, diminuir a sensação de fadiga e acelerar o metabolismo durante e depois do treino.
Veja também:
- Evite a dor na lateral da barriga ao correr
- Corro, corro e não emagreço: o que estou fazendo de errado?
- Ela sofreu com efeito sanfona e secou 20 kg com mudanças simples
1. Monte uma boa playlist
Depois do exercício, os mesmos cientistas dizem que vale a pena investir em uma trilha mais lenta. Assim, você relaxa e acaba otimizando o processo de recuperação do corpo.
2. Invista em exercícios com peso
Os exercícios de cárdio --como corrida, bike e elíptico -- são ótimos para fazer você perder uns quilos na balança, mas não contribuem significativamente para o desenvolvimento da massa magra (músculo). E ganhar massa magra é importante pois o organismo gasta mais calorias para manter músculos do que gordura.
“O treinamento de força (exercícios com pesos) aumenta o gasto energético diário. E estudos mostram que os resultados são melhores quando você associa treino de força ao aeróbio. Aeróbio isolado não funciona”, disse o educador físico especialista em fisiologia Gustavo Barquilha, durante o congresso do Arnold Sports Festival.
Mas atenção: assim que você começar a pegar mais peso, talvez seja importante esquecer os números da balança e começar a usar a fita métrica ou o adipômetro para acompanhar os resultados do seu treino. Isso porque o músculo é mais pesado que a gordura. Portanto, seu corpo pode estar ficando definido e o peso na balança seguir o mesmo -- ou até aumentar.
3. Beba bastante água
Cientistas indianos descobriram que a boa hidratação pode ser um dos segredos para turbinar o seu gasto calórico e emagrecer. No estudo publicado no periódico Journal of Natural Science, Biology and Medicine, 50 mulheres acima do peso aram oito semanas ingerindo 1,5 litros de água a mais do que estavam acostumadas a beber por dia.
Esse volume extra foi dividido em três partes de 500 ml, sendo que cada uma deveria ser ingerida 30 minutos antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). A tática ajudou a diminuir o apetite das participantes e, consequentemente, a diminuir o peso e a gordura corporal.
4. Priorize o treino em circuito
Nesse tipo de atividade, em vez de pedir para você fazer três séries de 15 repetições em um só aparelho, o professor de educação física monta estações com exercícios resistidos e metabólicos. Então, você executa uma série de um exercício (supino, por exemplo), realiza logo em seguida uma série de outro movimento (pular corda) e depois descansa. Aí, repete o circuito algumas vezes. “O método pode ser aplicado a qualquer pessoa, pois dá para adaptá-lo conforme o nível do praticante”, afirma Garcia.
5. Varie seu treino
Nosso corpo tende a se adaptar aos estímulos do treino e, depois de um tempo, consegue gastar menos energia para realizar a atividade. “Para manter um alto gasto energético é importante ter variação nos exercícios", explica Gustavo Barquilha.
Vale destacar que variabilidade não significa mudar o treino todo, todo dia. É possível alterar somente a carga, as séries, o tempo de descanso ou a intensidade de cada movimento. A melhor pessoa para decidir o que e quando mudar é seu treinador, pois a variação de cada um desses itens deve ser feita no momento certo, e não aleatoriamente.
6. Respeite o período de descanso
Manter uma frequência de exercícios é ótimo, só que também é preciso garantir um descanso adequado. O período é importante para para regenerar as fibras musculares rompidas durante a prática, proporcionando, assim, o aumento da massa magra --que queima mais calorias do que a gordura, lembra">var Collection = { "path" : "commons.uol.com.br/monaco/export/api.uol.com.br/collection/vivabem/movimento/ultimas/data.json", "channel" : "movimento", "central" : "viva bem", "titulo" : "Movimento", "search" : {"tags":"17135"} };