"Fiquei com medo de não chegar aos 50 anos se não emagrecesse"

A publicitária Anna Camões, de 32 anos, perdeu o controle do peso quando entrou na faculdade e foi morar sozinha. Sem saber cozinhar, ou a comer muita besteira e chegou a 107 kg. Com histórico de hipertensão e diabetes na família, não viu alternativa a não ser se cuidar. Conheça a história dela e como eliminou 45 kg em um ano
"Nasci em São Paulo, mas me mudei com minha família para Taubaté, no interior do estado, quando ainda era criança. Na adolescência tinha um corpo normal e nenhum problema com a balança. Comecei a engordar quando me mudei de volta para a capital para cursar faculdade. Morava sozinha e, como não sabia cozinhar, acabava comendo o que fosse mais prático e rápido. Lanches, salgados, chocolate, bisnaguinhas... Tudo isso fazia parte da minha alimentação diária.
VEJA TAMBÉM:
- Treino e dieta são eficientes para emagrecer? Qual é a fórmula de sucesso?
- Ela cortou alimentos processados da dieta e secou 41 kg
- Cozinhar na adolescência ajuda a comer melhor na fase adulta
Foi só em 2015, com 29 anos, que comecei a refletir sobre o rumo que minha vida estava tomando. Tenho parentes com hipertensão dos dois lados da família e meu pai tem diabetes.
Me dei conta de que se eu continuasse acima do peso, acabaria desenvolvendo as mesmas doenças e talvez não chegasse aos 50 anos
Meu primeiro o foi procurar um médico, pois não queria fazer nada radical, muito menos cirurgia. Fazer bariátrica nunca ou pela minha cabeça. Me lembrei de uma amiga que se tratava com uma ginecologista que era também endocrinologista. Peguei o contato e marquei uma consulta. Iniciei a reeducação alimentar bem próximo das festas de fim de ano. O começo foi um sacrifício, não tem jeito. Eu, que não comia absolutamente nada de salada --só faltava eu sair correndo ao ver cenoura, tomate e folhas --, me obriguei a mudar o paladar. Precisei insistir, mas aos poucos as mudanças foram virando hábitos.
Quando percebi o bem-estar que sentia depois de cada aula, mudei a visão de que malhar era um tédio
Hoje eu não faço mais dieta porque aprendi que permanecer magra e saudável é uma questão de manter o equilíbrio. Quando descobri que dá para criar comidas gostosas com ingredientes saudáveis, a vida de todo mundo aqui em casa mudou. Minha mãe virou fã dos doces sem açúcar e lactose que preparo!"
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.