Ela secou 40 kg, mudou corpo com desafio na internet e virou fisiculturista

Aos 44 anos, a dona de casa Patrícia Maffeo teve vários problemas de saúde e chegou aos 100 kg. O médico disse que ela não teria mais do que uma década de vida e recomendou a bariátrica. A seguir, ela conta como a cirurgia foi o pontapé inicial para a mudança de hábitos:
"Meus pais se separaram quando eu tinha nove anos de idade. Esse foi o gatilho para eu começar a comer de forma descontrolada e a engordar. Descontava as emoções na comida, minha tristeza, ansiedade e medos.
Aos 14 anos, comecei a tentar emagrecer de forma não saudável, fazia dietas, tomava remédio para inibir o apetite e ficava sem comer. Comprava laxante e diurético na farmácia e ava horas no banheiro. Ficava fraca e desmaiava com frequência. Chegava a perder 5 kg em um mês, mas depois engordava tudo de novo. Não praticava exercícios regularmente. Só ia à academia quando tinha algum objetivo, como eliminar peso para uma festa.
Sem conseguir emagrecer, parti para as cirurgias plásticas. Fiz lipoaspiração no culote, na barriga, nas pernas, nos braços, coloquei silicone, fiz abdominoplastia e lifting de mama. Também inseri o balão gástrico, mas mesmo com todos os procedimentos, não fiquei satisfeita com a minha aparência.
Com esse péssimo estilo de vida, em 2013, aos 44 anos, cheguei a pesar 100 kg, com vários problemas de saúde. Tinha anemia, dor no joelho, pressão alta, colesterol alto, taquicardia, gordura no fígado e apneia do sono, ficava 22 segundos sem respirar enquanto dormia e poderia até morrer.
O médico disse que eu não teria mais do que 10 anos de vida se não perdesse peso"
O pós-operatório foi bem difícil. No início, voltei a me alimentar como um bebê, só tomava líquido, caldo, papinha. Em um mês do procedimento sequei 10 kg; em seis meses, 25 kg. No segundo semestre, perdi mais totalizando 40 kg. Fiz acompanhamento com o nutrólogo e fui submetida a uma rigorosa reeducação alimentar.
Cortei a farinha branca, açúcar, leite e excesso de sal. Meu novo cardápio ou a incluir carne magra, brócolis, couve-flor, ovos, mandioca, arroz integral, aveia, chá, abacate, mamão e doces funcionais, sem lactose e com whey protein. Como de três em três horas e sempre levo minha marmita para os compromissos, aniversários e churrascos.
Em 2017, me interessei por fisiculturismo, mas tinha medo de pagar mico, de ser velha, pois já estava com 47 anos. Mas meu marido, o Alexandre, me incentivou. Ele pegou a foto do primeiro desafio que venci e mandou para o presidente da Federação Mineira de Body Building perguntando se eu tinha chances de competir na área. Ele disse que eu teria se eu me preparasse adequadamente.
Contratei um personal trainer especializado em body building e um nutricionista. Na minha estreia no fisiculturismo fui campeã em minha categoria e depois subi ao pódio em diversas competições.
ei da condição de ex-obesa para a de uma atleta porque fui construindo meu objetivo a cada dia. Foi um trabalho de formiguinha: depois da cirurgia abandonei os velhos hábitos alimentares, adquiri uma alimentação saudável, ei a dormir bem e a me exercitar regularmente.
Hoje, tenho 49 anos, peso 69 kg e meu percentual de gordura é de 18%. Eu me sinto mais jovem e bonita. Essa transformação não me deixou apenas mais magra, mas realizada como ser humano. É uma mudança de vida gratificante".
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.