As barras de frutas são uma opção interessante para consumir no pré-treino, já que são fontes de carboidrato, e até como uma sobremesa, uma vez que são mais adocicadas e matam a vontade de comer doce.
A boa notícia é que grande parte delas não traz aditivos químicos (conservantes, corantes e aromatizantes). Mesmo assim, vale ficar de olho e optar pelos produtos com fruta pura e que dispensam a adição de açúcares e edulcorantes (adoçantes).
Avalie também se o produto agrega outros ingredientes saudáveis na composição (especiarias, cacau), como as eleitas neste ranking, que foram definidas considerando a porção de 20 g.
A primeira colocação ficou com a Barra de Frutas Só Frutas + Cacau, da Banana Brasil, que traz um "rótulo limpo" com três tipos de frutas (banana, tâmara, cranberry) nos primeiros itens da composição, além de um maior teor de fibras e outros ingredientes com propriedades funcionais antioxidantes e anti-inflamatórias: cacau, nibs de cacau, cravo e canela.
Em segundo lugar vem a Barra Frutas Banana com Abacaxi Bio2. Além das duas frutas como principais ingredientes, traz a farinha da casca de uva e a canela que agregam compostos ativos antioxidantes ao produto. No entanto, ela traz menos teor de fibras em relação à primeira colocada.
Já a Barra de Fruta Orgânica Love Açaí, da Hart's Natural, ganhou a terceira posição por incluir bons ingredientes orgânicos como banana-a, tâmara, castanha-de-caju e açaí desidratado. No entanto, o produto apresenta mais calorias em relação às concorrentes por conta da presença da nut, que fornece mais gordura, mas é um tipo benéfico para o organismo.