Sobrou carne? Dê vida nova ao que foi feito em churrasqueira, forno e fogão

Quem é fã de um bom churrasco, ou mesmo de qualquer outro preparo de carne em forno e fogão, sabe que nem sempre o cálculo dá certinho para o consumo e sobras são inevitáveis.
É preciso, porém, ficar atento aos excessos para evitar o desperdício - que está bem fora de moda, ainda mais no meio de uma pandemia.
Com a ajuda de duas especialistas em carnes, a personal chef Ligia Karazawa e Larissa Morales, da página "Larica na Brasa", listamos sugestões de reaproveitamento de acordo com cada preparo de carne.
Na churrasqueira
A temperatura alta da grelha faz com que as carnes percam muito suco e, consecutivamente, fiquem mais secas. Por isso, o prato clássico para dar nova roupagem aos cortes feitos na brasa é o arroz carreteiro.
"Costumo colocar tomate e deixar a carne cozinhando na mistura por dez minutinhos para o arroz ficar mais molhadinho", sugere Larissa.
Linguiça cortada em cubinhos e frango bem desfiado também podem ser reutilizados em outras receitas, como farofa.
E se você é daqueles que mesmo quando já está satisfeito quer aproveitar a churrasqueira acesa para preparar toda a carne descongelada, saiba que é interessante deixar os bifes um ponto a menos do que costuma comer. Assim, pode finalizá-lo numa frigideira com manteiga, alho e ervas sem medo dele estorricar.
No forno
No Nossa, você já viu algumas receitas para fazer carnes no forno, mas vale ficar atento aos tipo de carne para poder reaproveitá-las.
Cortes magros, como maminha e fraldinha, por exemplo, são mais difíceis de ganharem vida nova.
Já peças que am por um cozimento longo, caso da costela, da paleta, do pernil e até do frango assado, tendem a ser mais úmidas e, por isso, ficam mais agradáveis quando reaproveitadas.
Essas carnes ficam bem desfiadas e aceboladas e podem ser usadas em sanduíches, tortas ou em escondidinhos.
Na a
As receitas de carne cozida na a costumam levar algum tipo de líquido, seja água ou molho de tomate. Essa característica facilita o reaproveitamento.
Um ragu, por exemplo, pode ser servido com massas ou mesmo em sanduíches estilo buraco quente.
"Se retemperada com cenoura, ervilha torta e gengibre, shoyu e saquê, a carne pode até virar um prato japonês", diz Ligia.
Na frigideira ou na chapa
Molhos no geral são uma ótima saída para aquela porção de bife grelhado que acabou sobrando. A dica é cortá-los em tirinhas finas ou cubos e acrescentar molho de estrogonofe, de mostarda ou de queijos.
Outra opção é, depois de picar, saltear com legumes como pimentão e dar um sabor extra com a pimenta que preferir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.